Os especialistas israelenses concluíram que a vacina da Pfizer está ligada à Inflamação do Coração em Homens Jovens?


Coronavirus Covid 19 Pfizer Vaccine Syringe Vial e1630969157599

Em um relatório preliminar apresentado terça-feira, 1º de junho, ao Ministério da Saúde de Israel, os pesquisadores encontraram uma provável ligação entre a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19 e os casos de inflamação cardíaca após a vacinação.

"Probabilidade de conexão" entre casos de inflamação cardíaca e a vacina Pfizer COVID-19

O ministério ouviu falar da questão pela primeira vez em abril, depois que autoridades sanitárias relataram pelo menos 60 casos de miocardite ou inflamação do músculo cardíaco em homens jovens.

A maioria deles recebeu a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech alguns dias antes de desenvolver a condição. Os relatórios levaram o ministério a nomear um painel de especialistas para investigar a questão.

 

O painel incluiu especialistas em saúde pública e especialistas em doenças infecciosas da Universidade de Tel Aviv, do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Haifa.

Entre um em cada 3.000 e um em cada 6.000 homens de 16 a 24 anos que foram vacinados com a vacina da Pfizer desenvolveram miocardite, de acordo com o relatório. No entanto, a maioria dos casos eram leves e foram resolvidos em poucas semanas.

Mesmo assim, o relatório sugere que a vacina coloca os jovens homens em um risco maior de desenvolver miocardite. A condição afetou 275 dos cinco milhões de pessoas que receberam a vacina durante os últimos seis meses. A maioria dos pacientes que desenvolveram a condição tinha menos de 30 anos de idade. Muitos eram pacientes do sexo masculino.

Os sintomas de miocardite incluem aperto no peito, falta de ar, febre, palpitações e fadiga. Embora freqüentemente leve, a miocardite pode levar a resultados com risco de vida, como ataque cardíaco e derrame cerebral.

Com base em suas descobertas, os pesquisadores israelenses concluíram que existe uma "probabilidade de conexão" entre o recebimento da segunda dose da vacina pela Pfizer e o início da miocardite em homens de 16 a 30 anos de idade.

A conexão também parece ser mais forte em jovens de 16 a 19 anos em comparação com outras idades. A probabilidade de desenvolver miocardite após a vacinação também parece diminuir à medida que a idade aumenta.

Dror Mevorach, chefe de uma das unidades COVID-19 do Hospital Hadassah Ein Kerem em Jerusalém e chefe do painel, disse que sua análise "é muito sugestiva de uma natureza causal" entre os dois. Ele acrescentou que está convencido de que existe uma relação.

Peter Liu, um cardiologista do Instituto do Coração da Universidade de Ottawa que não fazia parte do painel, disse que é importante investigar a ligação potencial entre receber a segunda dose de vacina e o início da miocardite, mesmo que haja apenas uma "dica de um sinal". Entretanto, Liu disse que os cientistas também deveriam investigar outros grupos populacionais para ter certeza de que a ligação existe.

Perfil de Risco-Refeito

Em uma declaração, a Pfizer disse que não observou uma taxa de miocardite mais alta do que normalmente seria esperado, dada uma grande população. O gigante farmacêutico também disse que estava ciente das descobertas do painel israelense. No entanto, a Pfizer disse que as descobertas não estabeleceram nenhum vínculo causal entre a vacina e a miocardite.

A BioNTech, por outro lado, disse que mais de 300 milhões de doses de sua vacina já foram administradas globalmente. A empresa também disse que o "perfil de risco-benefício" de sua vacina continua sendo positivo.

Em uma declaração, a BioNTech disse que uma avaliação cuidadosa dos relatórios de miocardite está em andamento. Ela ainda não foi concluída. "Eventos adversos, incluindo miocardite e pericardite, estão sendo periódica e exaustivamente analisados pelas empresas, bem como pelas autoridades reguladoras", disse a empresa.

As autoridades sanitárias nos Estados Unidos também estão investigando casos de miocardite em homens jovens que receberam uma vacina COVID-19. Em um relatório publicado em seu site no mês passado, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disseram que os casos ocorreram dentro de quatro dias após terem sido injetados com a segunda dose de uma vacina contra mRNA. Os homens relataram mais casos do que as mulheres.

 

Entretanto, o CDC disse que ainda não determinou se o início da miocardite e as vacinas COVID-19 estão relacionadas e como, em caso afirmativo.