Como o CIA Creat Signal Messenger App?


Recentemente, depois que a WhatsApp ameaçou mudar sua política de privacidade, as pessoas foram agarradas ao aplicativo alternativo Signal messenger. Entretanto, a discussão séria da história do Signal, e das fontes de financiamento, tem estado completamente ausente das peças de mídia. Esta investigação revela como a CIA criou o aplicativo Signal, financiado pelo governo dos EUA para proteger as comunicações de seus agentes destacados para a mudança de regime.

Sistemas de sussurro abertos

O sinal foi lançado pela agora extinta Open Whisper Systems (OWS) em 2013, criação do guru da tecnologia sombria 'Moxie Marlinspike' - nome real Matthew Rosenfeld.


Em fevereiro de 2018, a responsabilidade pela gestão do aplicativo passou para a Fundação Sem Fins Lucrativos Signal, lançada com $50 milhões em capital inicial fornecido pelo bilionário Brian Acton, ex-dirigente do Facebook, o presidente executivo da Fundação.

A OWS nunca publicou demonstrações financeiras ou divulgou a identidade de seus financiadores em nenhum momento durante sua operação, embora as somas envolvidas no lançamento e manutenção de uma plataforma de mensagens utilizada por um vasto número de pessoas internacionalmente durante vários anos tenham sido certamente significativas.

Fundo para Tecnologia Aberta

Rosenfeld alega que o aplicativo "nunca aceitou financiamento de VC ou procurou investimento" em nenhum momento durante aquele tempo, e quanto dinheiro estava envolvido no total é um mistério.


É claro que pelo menos $2.955.000 foi fornecido pelo Fundo de Tecnologia Aberta (OTF) 2013-2016, e o website da organização refere-se ao sinal sendo "originalmente desenvolvido com financiamento OTF". Leia aqui.


O site também abriga um perfil OWS dedicado, que se orgulha de como a OTF "permitiu que a equipe OWS continuasse a fornecer Sinais sem custos em todo o mundo e adaptasse suas operações para uma base de usuários crescente".

A OTF foi criada em 2012 como um programa piloto da Radio Free Asia (RFA), um ativo da US Agency for Global Media (USAGM), que por sua vez é financiado pelo Congresso dos EUA na faixa de $637 milhões anuais.


Em agosto de 2018, seu então CEO reconheceu que as prioridades do outlet "refletem os interesses de segurança nacional dos EUA". Leia aqui.

Ásia Livre de Rádio

As próprias origens da RFA remontam a 1948, quando a Diretiva 10/2 do Conselho de Segurança Nacional autorizou oficialmente a então recém-criada Agência Central de Inteligência a se engajar em operações direcionadas aos estados comunistas, incluindo propaganda, guerra econômica, sabotagem, subversão e "assistência aos movimentos de resistência subterrâneos".


A estação formou uma parte fundamental deste esforço, juntamente com a Rádio Europa Livre e a Rádio Libertação do Bolchevismo, mais tarde a Rádio Liberdade - ela transmitiu propaganda incessante na China, Coréia do Norte, Vietnã e em outros lugares. Ver final do post em pdf.

Em 2007, o site oficial da CIA declarou que estas iniciativas de "guerra psicológica" estavam entre "as campanhas de ação encoberta mais longas e bem-sucedidas" que os EUA já montaram. Leia aqui.

Após o papel da CIA ter sido tornado público nos anos 70, o Congresso assumiu a direção e o financiamento das estações, antes de em 1999 elas serem agrupadas juntamente com outras entidades de mídia estatais sob o guarda-chuva da Diretoria de Radiodifusão, precursora da USAGM.

Internet Sombra

O lançamento da OTF seguiu o Departamento de Estado dos EUA, então liderado por Hillary Clinton, buscando uma política de "Liberdade na Internet", ostensivamente um esforço para desenvolver ferramentas para subverter as políticas restritivas da Internet.


Entretanto, uma extensa investigação do New York Times de junho de 2011 apontou para uma raison d'etre muito mais escura, concluindo que o esforço foi de fato um esforço "para implantar sistemas 'sombrios' de internet e telefonia móvel que os dissidentes podem usar para minar governos repressivos". Leia aqui.

Entre esses ativos estavam as "redes sem fio furtivas" financiadas pelo Departamento de Estado, que permitiriam aos ativistas "se comunicar fora do alcance dos governos de países como Irã, Síria e Líbia".

Reforçando esta conclusão, em fevereiro de 2015 Jillian York, diretora da International Freedom of Expression at the Electronic Frontier Foundation e membro do conselho consultivo da OTF, declarou que ela "fundamentalmente" acreditava que a liberdade na Internet era "no coração uma agenda de mudança de regime".


Pode não ser coincidência que o fundador da Signal Rosenfeld tenha criado anteriormente programas de comunicação criptografada TextSecure e RedPhone, ambos apresentados em um guia Gizmodo de março de 2013, "Quais aplicativos de criptografia são fortes o suficiente para ajudá-lo a derrubar um governo? Leia aqui.

Agência de Mídia Global dos EUA (USAGM)

Além disso, a USAGM está evidentemente extremamente orgulhosa da Signal, uma folha de dados oficial publicada em novembro de 2019, dando o aplicativo top-billing em uma lista de "ferramentas suportadas pela OTF". A agência pode ser, dado o quão popular se tornou com dissidentes no exterior, incluindo aqueles em países e regiões de intenso interesse para Washington.

Por exemplo, o Signal tornou-se a plataforma de mensagens escolhida pelos manifestantes em Hong Kong após seu lançamento, assim como o National Endowment for Democracy, o braço de mudança de regime do governo dos EUA, aumentou muito seu apoio direto e indireto e a promoção de ativistas e grupos ativistas lá. Leia aqui.

Em uma reviravolta inesperada, em junho de 2020, o financiamento de uma série de projetos USAGM foi inesperadamente congelado, incluindo os planos da OTF de ajudar diretamente os manifestantes em Hong Kong, assim como a região administrativa se preparou para implementar uma lei de segurança nacional altamente controvertida e muito contestada.


Uma delas foi a criação de equipes de resposta a incidentes de cibersegurança para analisar as técnicas de vigilância chinesas em tempo real durante a demonstração, e compartilhar informações relevantes diretamente com os desenvolvedores de aplicativos de comunicação segura, a fim de contornar crackdowns e restrições.

Outra iniciativa arquivada foi um fundo de resposta rápida de $500.000 em apoio a qualquer pessoa sujeita a "ataque digital" pelas autoridades.

Ainda assim, no mês seguinte, o Signal tornou-se o aplicativo mais baixado em Hong Kong, a conta oficial do aplicativo no Twitter ostentando como resultado que, ao contrário do Telegrama concorrente, que acabara de anunciar que deixaria de cooperar com os pedidos de dados de usuários feitos pelas autoridades, "nunca começamos a entregar dados de usuários à polícia de Hong Kong". Leia aqui.

Captura de tela de twitter.com

Anexo

1.International Radio Broadcasting by Radio Free Asia


2.FINAL-USAGM-OpenTechnologyFund